Tipos de Azeite

Azeite virgem extra

É o “sumo” do fruto azeitona (azeitona sã). Uma gordura obtida a partir do fruto da oliveira através de processos exclusivamente físicos, (pressão ou centrifugação) sem qualquer produto químico, e obtido com acidez não superior a 0.8%. Ideal para tempero de saladas e poderão ser utilizados para confeção de pratos mediterrânicos.

Azeite virgem

Gordura obtida a partir do fruto da oliveira através de processos exclusivamente físicos, (pressão ou centrifugação) sem qualquer produto químico, e obtido com acidez não superior a 2%.Apto para consumo humano, ideal para assados, sopas, refogados ou marinadas.

Azeite

Gordura constituída pela mistura de Azeite Refinado com Azeite Virgem, com grau de acidez igual ou inferior a 1,0%. Mantém o valor nutritivo do azeite e é mais económico. Perfeito para fritar devido à capacidade de resistência a altas temperaturas, podendo ser reutilizado várias vezes na fritura.

Azeite refinado

Processo que sofrem as gorduras (azeites defeituosos e óleos) e que tem por objetivo tirar-lhes: a acidez livre e excessiva, com produtos químicos ou destilação (a cor, com descolorantes, as impurezas e os maus aromas).

A Acidez

As gorduras, no seu estado puro, são constituídas em mais de 95% por estruturas chamadas triglicéridos (glicerina combinada comtrês ácidos orgânicos). A alteração/degradação dessa gorduraimplica o rompimento dessa estrutura e a libertação dos ácidos orgânicos, a quantidade (percentual ou em graus) de ácidos orgânicos libertados na gordura mede o estado de alteração. Assim, um azeite (virgem ou não) com 1,5 (% ou em graus) de acidez tem 1,5 g de ácidos orgânicos libertados em cada 100g deazeite. No azeite virgem os restantes ácidos orgânicos estão, na sua maior parte, ainda combinados enquanto que, no azeite (Refinado), os restantes ácidos orgânicos foram extraídos na refinação.

Azeite Virgem e Azeite: diferenças

O azeite virgem corresponde a gordura proveniente da azeitona sã,de aroma fresco e frutado, sendo extraída e embalada de forma amanter as características iniciais do fruto. O azeite corresponde a gordura purificada artificialmente por refinação, devido a defeituosaazeitona utilizada ou tecnologia empregue, a esta gordura adiciona-se azeite virgem para lhe conferir algum aroma.